Tudo o que você queria saber sobre laboratórios veterinários
Há muito, nossos bichinhos deixaram de ser tratados como meros animais. Com a intensa verticalização das cidades e consequente redução das moradias (agora, pequenos apartamentos) os animais passaram a fazer parte da nossa intimidade. Com isso, a maneira como tratamos nossos pets mudou também, com um aumento significtaivo dos gastos. É nesse cenário que os laboratórios veterinários cresceram, profissionalizaram-se e se tornaram negócios sólidos e cruciais.
A medicina veterinária deixou de ser corretiva para ser mais preventiva. Com os novos costumes, a expectativa de vida animal aumentou, cães de 10 anos não são mais idosos frágeis. Assim como para seres humanos, check-ups regulares em pets também são necessários, e isso vai além do exame clínico feito pelos veterinários. Inclui, muitas vezes, exames de sangue, fezes, urina e, em casos mais específicos, até analise de materiais diversos e biópsias.
A oferta de tratamentos diferenciados – como acupuntura, florais, homeopatia – é imensa, assim como a demanda. E se, há 20 anos, oferecer quimioterapia a um animal com câncer era um absurdo, hoje é um absurdo não fazê-lo. Para tanto, é necessário diagnosticá-lo corretamente, o que ficou mais fácil com a evolução da medicina veterinária e a disponibilidade de laborátorios para animais.
Com esse cenário tão positivo para a industria pet, aumentou drasticamente o número de laboratórios de análise clínica veterinária. Há alguns anos, exames de animais eram mandados para laboratórios convencionais, especializados em análise e diagnóstico humano, o que acarretava em uma série de consequências negativas na análise, já que ela não era espeífica ao tipo de paciente. Atualmente, existem laboratórios específicos para animais, que seguem os parâmetros corretos de acordo com a espécie e utilizam aparelhos e kits reagentes adequados para fins exclusivamente veterinários.
Além de oferecerem mais tipos de exames, a qualidade e confiabilidade evoluíram violentamente. Com a grande oferta de serviços que disputam pelo mesmo cliente, o aumento da concorrência faz com que os laboratórios prezassem não apenas pela qualidade e variedade de serviços, mas também pelo atendimento, já que é um setor que cresce na propaganda boca a boca.
Quem ganha com isso é você e seu pet, afinal, os resultados de exames são mais confiáveis, saem mais rápido, além do preço se tornar um pouco mais acessível.